Durango (ou “Essa mania de codinome…”)

Durango é o codinome do novo projeto da Microsoft para a próxima geração de consoles, descoberto graças à uma investigação minuciosa do Claudioslei. Provavelmente, esse não será o nome final e ainda não se sabe se será XBox 720 nem o possível visual. O que se sabe é o codinome do projeto (que foi o que a M$ registrou) e que rodará mídias Blu-Rays (se não rodasse…). Durango não é o primeiro codinome dado à um futuro console. Na verdade, isso é um processo bem comum de qualquer empresa grande no ramo dos games. Relembre alguns:

Project Reality

O sucessor do Super Nintendo, em sua época de produção, era chamado de Project Reality. Só em 1995 foi apresentado como Nintendo Ultra 64, devido à seu processador de 64 bits. Em 1996 seu nome foi encurtado para Nintendo 64, mas seu código de modelo continuou sendo NUS-001 (Nintendo Ultra Sixty-Four; Sixty-Fooouuuurrrr!!!). Na época a Nintendo causou furor ao continuar armazenando seus jogos em cartuchos e não em CDs, como estava sendo largamente utilizado. Por esta causa, o N64 não teve um grande número de jogos.

Katana

O último console da Sega, que tinha por missão desbancar o PS1 e o N64 (mas falhou…), teve vários codinomes durante seu desenvolvimento.  BlackBelt, o seu primeiro nome, foi logo abandonado, devido a esse ser o projeto da Sega USA. A Sega japonesa estava trabalhando em um projeto chamado Dural, posteriormente batizado de Katana. O projeto japonês foi adotado como definitivo e foi lançado como Dreamcast (Dream Broadcast) em 1998. Infelizmente, as vendas não foram à altura do poder de processamento do console, fazendo com que a Sega abandonasse o produto e concentrasse, apenas, no desenvolvimento de Games.

Dolphin

Outro da família dos fracassos (!), o console da Nintendo projetado para bater o Playstation 2 e o XBox, foi apresentado em 1999 na feira japonesa Nintendo SpaceWorld com o nome definitvo Nintendo GameCube (devido à seu formato de torradeira ;D). Mas durante sua produção recebeu o codinome Dolphin (Golfinho) sei la porque!  Foi lançado em 2001 e, diferentemente de seu antecessor N64, o GameCube rodava mini-DVDs. Mesmo assim, não foi páreo para o PS2 e, mesmo estando à frente do XBox em número de vendas, acabou não correspondendo às expectativas.

Revolution

O definitivo sucesso atual da Nintendo (finalmente Big N, depois de tantos anos!), foi apresentado na E3 2005 como Nintendo Revolution, devido à seu revolucionário sistema de controle por detecção de movimentos. Só em 2006 recebeu o nome definitivo de Nintendo Wii e, apesar de a Nintendo explicar trocentas vezes o porque desse nome, ainda não saquei direito e não sei explicar! Parece que é porque Wii é meio que um trocadilho com “We” (“nós”, em inglés) e os dois “is” representam duas pessoas em pé (!) Significaria que o console é para todos (We) e que se joga de maneira diferente (como os dois “is”, em pé). Puxa, agora eu explicando, consegui entender!

Project Natal

Desenvolvido pelo brasuca Alex Kipman (pelo nome eu já deveria saber!), o Kinect foi, inicialmente, apresentado como Project Natal como referência à capital do Rio Grande do Norte (parabéns Natalenses, agora mudem o nome de sua cidade para Kinect XD). Natal significa nascer em latim, indicando que uma nova geração iria utilizar o revolucionário aparelho para XBox, além de ser uma forma de Alex Kipman homenagear o Brasil. O Kinect foi lançado em 2010, apresentando um sistema de controle sem usar qualquer dispositivo de controle, apenas a detecção de movimentos do jogador e com reconhecimento de voz. Será lançado ainda esse ano para o Sistema Operacional Windows, apesar de já existir inúmeros hacks para utilizar o Kinect no PC.

E é isso aí galera, mais informações acerca da nova geração de consoles, como nomes, visual, troca de nomes, troca de visual e troca de sexo (!), você confere aqui (ou não, dependendo da vontade do blogueiro!).

Verdade do Dia: A minha vontade é forte, mas a minha disposição em desobedecê-la é mais.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s