EVO 2012

Nesse fim de semana (6 – 8 de julho) rolou a 11ª edição do Evolution Championship Series (ou EVO para os íntimos), o maior torneio de jogos de luta do mundo que ocorre anualmente desde 2002. A arena da pancadaria foi, mais uma vez, o Ceasar’s Palace em Las Vegas, Nevada. Os embates aconteceram em 6 jogos: Super Street Fighter IV Arcade Edition, Ultimate Marvel vs Capcom 3, The King of Fighters XIII, Mortal Kombat 9,  Street Fighter x Tekken (em duplas) e Soul Calibur V, além de mini-torneios paralelos, como o de Skullgirls e Super Street Fighter II Turbo. Jogadores de todo o mundo se enfrentaram nesses jogos no formato dupla-eliminatória (quem perde duas lutas melhor de 3 ou 5, sai). Os sul-coreanos foram os protagonistas do EVO desse ano, faturando o 1º lugar em 3 jogos: SSFIVAE, KoF XIII e SFxTK. 11 brasileiros representaram o Brasil: Alexandre Teoei, Fredy, Diego Mamani, Lamg, Hardc0re, Pv.comboman70, Vinícius Freire, Mwisk, Blue link, Tonon e Akuma ch. Porém, o que foi mais longe foi o Comboman, que chegou ao 1º lugar de sua pool (grupo eliminatório) mas acabou sendo eliminado por Frusty (México) e FC Jago (EUA). Os resultados você confere abaixo:

Soul Calibur V

A grande final do único jogo de luta 3D do torneio foi entre Shining Decopon, do Japão, e Shen Chan, de Cingapura. Decopon usou a personagem Tira e Shen Chan jogou com Cervantes. Como eu não sei lhufas desse jogo, nada a comentar (!). A final completa:

 Top 8

1º – Shining Decopon (Tira)

2º – Shen Chan (Cervantes)

3º – Something-Unique (Pyrrha)

4º – Woahhzz (Patroklos)

5º – CRNA Ruka (Patroklos)

5º – Xephukai (Astaroth, Patroklos)

7º – Kamaage (Mitsurugi)

7º – Cafeid Kura (Patroklos)

Street Fighter x Tekken

O torneio de SFvsTK foi em duplas. A final foi entre a dupla coreana Western Wolves (Infiltration e Laugh) e a dupla FGTV (EG Rick Ortiz, EUA, e PR Rog, Porto Rico). A dupla coreana se sagrou campeã, utilizando Rolento e Ryu, enquanto que Ortiz e Rog jogaram com Rufus e Ryu. Também não tenho muito a falar, porque não acompanhei ao vivo e não sou muito fã do jogo. A final:

 Top 8

1º – WW. MCZ Infiltration & WW. MCZ Laugh (Rolento, Ryu)

2º – CVapor PR Balrog & EG Ricky Ortiz (Ryu, Rufus)

3º – MCZ Tokido & RZR Fuudo (Chun Li, Ryu)

4º – coL.CC Combofiend & coL.CC Mike Ross (Julia, Marduk)

5º – TH MOV & TH Poongko (Ryu, Kazuya)

5º – ER MCZ Richard Nguyen & PxG SnakeEyez

7º – Kanunoko & Bonchan

7º – Evil-Craa & Malario

Mortal Kombat 9

Perfect Legend, mais uma vez, tiranizou com seu Kung Lao swag e levou mais um troféu pra casa. Na final, CD Jr deu alguma dor de cabeça ao Legend, jogando com Kabal e depois Rain. Mesmo assim, Perfect Legend levou o caneco mais uma vez. Confira a final:

Top 8

1º –  EMP KN Perfect Legend (Kung Lao)

2º – vVv NOS CD Jr (Kabal, Rain, Jax)

3º – Pig of the Hut (Kenshi, Mileena)

4º – IGL MIT (Johnny Cage, Reptile, Scorpion, Stryker)

5º – CoCo 4EverKing (Sonya, Kung Lao, Kenshi)

5º – EGP XBlades (Liu Kang)

7º – EGP Tyrant (Jax)

7º – CoCo M2Dave (Freddy Krueger)

The King of Fighters XIII

KoF XIII tem uma comunidade muito forte, que vem crescendo muito ultimamente, mesmo diante da hegemonia da Capcom no cenário de Fighting Games. O torneio do EVO desse ano mostrou que o jogo da SNK Playmore merece um lugar reservado no EVO do ano que vem, pelo hype gerado pelas lutas e pela grande qualidade técnica que todos os competidores mostraram. Os coreanos do Cafeid (famoso grupo de jogos de luta da Coreia do Sul) mostraram uma força incrível, sendo que do Top 8 do torneio, quatro eram do Cafeid. Muitas surpresas cercaram o torneio de KoF. A primeira foi Kaoru, jogador japonês que era dado como um dos favoritos para derrubar a hegemonia do mexicano BALA, ficou, decepcionantemente, em 17º lugar. O chileno Zero Black mostrou um jogo muito sólido e por pouco não foi para o Top 8. Mas a grande surpresa foi a sensacional vitória do coreano MadKof, do Cafeid. Pra quem acompanha os torneios de KoF há um tempo sabe que BALA nunca encontrou muita dificuldade e, literalmente, sempre atropelava seus adversários. Só que MadKof apresentou um jogo de Duo Lon muito bom, colocando BALA em desespero quando este perdia o seu, até então invencível, Billy Kane. Além de Duo Lon, MadKof se mostrou muito versátil com o mestre bêbado Chin, alguma vezes com King e com o taekwondo Kim Kaphwan, que ironicamente, foi o último char a vencer. BALA por mais de uma vez se encontrou encurralado, muitas vezes empacando até no Character Select. Mesmo assim, como sempre, mostrou um grande jogo e teve o grande momento do embate, quando deu um comeback apenas com um personagem, onde ganhou um daqueles troféus de PS3, épico demais. MadKof errou muitas vezes mas, no geral, mostrou um ótimo jogo com Duo Lon, Chin e Kim, resetando a final por 3-2 e depois garantindo 3-1 no placar. BALA jogou com uma gama inteira de personagens, quase que dependendo da sorte. MadKof levou o caneco com muito merecimento. Muitos jogadores de outros jogos, na stream e em outros lugares, afirmaram que esse foi o melhor Top 8 de todo o evento. O mais interessante foi a torcida do evento gritando “K-o-F! K-o-F! K-o-F!”. Parabéns aos coreanos e, também, a comunidade KoFeira. Veja a final na íntegra:

Top 8

 1º – Cafeid MadKOF (Duo Lon, King, Kim Kaphwan, Chin Gensai)

2º – IGL BALA (Billy Kane, Iori Yagami, Shen Woo, Takuma, Ralf Jones, Clark, Benimaru Nikaido)

3º – Cafeid Verna (EX Iori, Duo Lon, Kim, Shen)

4º – Cafeid Guts (Saiki, EX Iori, Vice, Shen, Mr. Karate)

5º – vVv TC Romance (King, Benimaru, Yuri, Hwa Jai)

5º – Cafeid Lacid (Ash Crimson, Kyo Kusanagi, Kim)

7º – AS Reynald (Mr. Karate, Benimaru, Kim)

7º – Yang Yao Ren (Mr Karate, Mature, Hwa)

Ultimate Marvel vs Capcom 3

UMVC3 é sinônimo de hype. Mesmo que a noite foi roubada pelas finais do KoF, UMVC 3, como sempre, mostrou embates épicos. Justin Wong, um dos maiores players de todos os tempos, e favorito sempre, foi eliminado logo de cara pelo “Local Battles” Christopher Gonzales. O fenômeno Combofiend foi eliminado pelo seu parceiro de time Filipino Champ, em um combate que poderia muito bem ser a final. Combofiend fez alguns erros bobos e FChamp mostrou uma Phoenix matadora como sempre. Surpresas como Frusty, o mexicano que jogava com M.O.D.O.K., foi eliminado e a sensação Mame Spider não chegou ao Top 8. Na Winners Finals, FChamp praticamente apagou sua Phoenix e foi mandado para a Losers pelo Nova versátil de Infrict, e seus Spencer-copiei-do-Combofiend e Sentinel-paciência-é-minha-arma. Na Losers Final, FChamp enfrentou a Morrigan de Chris G, finalmente usando o seu ótimo Dormammu no lugar da Phoenix e apresentando uma ótima sinergia com o assist “Missiles” do Doom e combos extensos de Magneto. Uma ótima partida, com jeitão de Grand Final, que foi definida por um erro básico de Chris G, o que garantiu a vitória do FChamp. Mais equilibrado, FChamp conseguiu dar reset na Grand Final, mostrando, mais uma vez, um ótimo jogo com Dormammu, Magneto e Doom, e não dando espaço para o excelente Nova do Infrit, que conseguiu ótimos momentos com o seu Sentinel mas, que não foram suficientes. FChamp campeão sem sombra de dúvidas. Final:

 

 Top 8

1º – coL.CC Filipino Champ (Magneto, Dormammu, Doctor Doom, Phoenix)

2º – LxG Infrit (Nova, Spencer, Sentinel)

3º – FC NYChris G (Morrigan, Doom, Aluma, Wesker, Ryu, Hawkeye)

4º – coL.CC Combofiend (Nova, Spencer, Hawkeye, She-Hulk, Taskmaster)

5º – TA Frusty (M.O.D.O.K., Capitão América, Taskmaster)

5º – Flocker (Zero, Vergil, Hawkeye, Strider Hiryu)

7º – EG Justin Wong (Wolverine, Storm, Akuma, Spencer, Vergil, Frank West)

7º – Y2J (Wolverine, Spencer, Vergil)

Super Street Fighter IV Arcade Edition

O principal jogo do evento mostrou ótimos embates no primeiro dia de partidas. O que se pensava que seria um combate Japão vs EUA, na verdade mostrou uma feliz descentralização de jogadores e de personagens. O Top 8 teve ótimas partidas, mas um tanto quanto fáceis e rápidas. O coreano Infiltration (que já havia sido campeão no SFvsTK) não encontrou maiores dificuldades com seu Akuma, mesmo enfrentando Daigo “The Beast” Umehara.  O chinês Xiaohai (antigamente Top no KoF 98) também botou o jogo no Daigo com sua Cammy, coisa que Poongko já havia experimentado com seu Seth e foi, logo de cara, eliminado. Xiaohai, no entanto, caiu no embate contra o Adon do Taiwanês Gamerbee, que já havia eliminado o Guile de Dieminion. A esperança americana, o porto-riquenho PR Balrog parou em GamerBee, que também já havia eliminado a Sakura do australiano Human Bomb. Na Grand Finals, Gamerbee tentou zonear o Akuma quase perfeito do Infiltration, mas a capacidade de reação do coreano foi maior, dando mais uma vitória para a Coreia do Sul, com certeza, agora, uma potência em Fighting Game, além de outros e-sports como Estratégia e MMOs. Final:

Top 8

1º – WW.MCZ Infiltration (Akuma, Gouken)

2º –  AverMedia GamerBee (Adon)

3º – CVapor PR Balrog (Balrog)

4º – eLivePro Qanba Xiao Hai (Cammy)

5º – MCZ Daigo “The Beast” Umehara (Ryu)

5º – HumanBomb (Sakura)

7º – BT Dieminion (Guile)

7º – TH Poongko (Seth)

E é isso aí pessoal, Stay Free, Get Hype, Good Games Peace Out. Esperemos o EVO2k13!

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s